segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Os Setúbal, de Tatuí

Escrito por José Maria dos Santos

Foto: Paulo (no alto), Olavo, Roberto e Maria Alice Setúbal. / Reprodução

DIÁRIO DO COMÉRCIO - As comemorações de 90 anos do Grupo Itaú estão fazendo emergir a figura do escritor Paulo Setúbal (1893-1937). Na sua cidade, Tatuí, a 131 km da Capital, ele mereceu um museu ao qual emprestou o nome, que guarda, entre outros pertences pessoais, o seu fardão de imortal da Academia Brasileira de Letras. Os cerca de 5 mil visitantes mensais à casa mostram que Paulo não foi esquecido. No entanto, com certeza, é bem menos conhecido do que seu filho, Olavo Setúbal (1923- 2008), prefeito de São Paulo (1975-79) e ex-chanceler, mas, sobretudo, respeitado por haver dirigido e expandido às alturas o Grupo Itaú.

Paulo é um escritor de várias facetas, mas se destacou particularmente nos romances históricos. A Marquesa de Santos e As maluquices do Imperador que narram saborosamente as aventuras pessoais e políticas de Dom Pedro I. E aqui é justo destacar a sensibilidade do escritor em deitar luzes sobre essa curiosa personagem que gostava de tocar bombardino e que, disfarçado, ia praticar sua música em ronda noturna pelos botequins do Rio de Janeiro. Esses livros abriram espaço no Brasil para esse seguimento contemporâneo da historiografia que trata da história do cotidiano, bem representado pelo jornalista Laurentino Gomes. Graças a ele, figuras como Chalaça, assessor para assuntos femininos e boêmios do imperador ou a própria marquesa, Domitila de Castro, deixaram o anonimato para se transformar até em bons filmes.

O Grupo Itaú – que possui duas agências em Tatuí – poucas relações tem com a cidade. Porém, a família Setúbal se faz presente. É ela que patrocina a Semana Paulo Setúbal, iniciada a cada ano em 11 de agosto, com programação variada e concurso literário. "Eles sempre têm contato com Tatuí", informa Jorge Rizek, 63 anos, diretor-cultural da Prefeitura e responsável pelas atividades da Semana. A propósito, Olavo teve sete filhos com Tide Setúbal, dos quais se destacam dois pelo protagonismo: Roberto, atual dirigente do grupo e a educadora Maria Alice, a Neca, que está bem falada no momento por ser coordenadora do programa de governo de Marina Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário